A trilha Bibbulmun, Oeste da Austrália

965 km / caminhadas de até 60 dias / de um dia ou de vários dias combinados

Desbrave florestas imponentes, campos plácidos e praias selvagens nesta caminhada premiada pelo sudoeste da região Oeste da Austrália. As placas de cobra amarela que marcam a trilha se espalham por praticamente 1.000 quilômetros das montanhas que se estendem de Perth a Albany, na costa sul. Escale o Mt Cooke na Darling Range e perca-se pelas florestas exuberantes às margens de Darling River. Visite vinhedos no Blackwood Valley, caminhe ao lado de cachoeiras e flores silvestres no Beedelup National Park e suba nas rochas de granito de Pingerup Plains. Caminhe em meio aos imensos eucaliptos karri do Valley of the Giants, nade em Peaceful Bay e observe a migração das baleias que partem de Albany. Divida a sua caminhada em partes ou misture e combine caminhadas de um dia e de vários dias de acordo com o seu cronograma, os locais que você quer visitar e a sua disposição. Lembre-se de que seriam necessários dois meses para seguir todas as marcações de cobra! A trilha é bem equipada, com cabanas para os caminhantes ou acampamentos situados a um dia de distância de caminhada.

Dwellingup, WA

Seção 1: Kalamunda a Dwellingup

Desça de Kalamunda atravessando o Kalamunda National Park. As florestas de eucaliptos da espécie marri, wandoo e jarrah são o habitat natural de cangurus, equidnas e bandicoots e uma enorme variedade de pássaros nativos. Caminhe por Mann’s Gully e suba pela margem ao sul do Helena River Valley. Atravesse a barragem Mundaring Weir, onde começam as mais longas tubulações de água doce do mundo. De lá, a trilha desce pelo Hills Forest Discovery Centre. Contorne o Helena Reservoir e siga acompanhando o Darkin River até o Mt Dale. Pare para um piquenique ou suba as florestas de eucalipto jarrah e wandoo até chegar ao topo da montanha. Continue até cruzar a estrada Brookton Highway, próxima do acampamento de fácil acesso de Brookton. Embrenhe-se pelo pântano com árvores de melaleuca e banksias até chegar a Abyssinia Rock e entre no Monadnocks Conservation Park. Daqui você pode subir os Montes Cuthbert, Vincent e Cooke, o ponto mais alto da Darling Range. Caminhe em meio a eucaliptos wandoos rasteiros e cruze a estrada de Albany, próxima da North Bannister Roadhouse. Suba a gigantesca Boonering Hill de granito e os picos menores de granito de White Horse Hills. Escale o Mt Wells e inspecione a vista das cabanas dos patrulheiros. Daqui a trilha se encontra com a antiga linha de trem atravessando a floresta de jarrahs e marris para entrar em Dwellingup, um pequeno vilarejo de exploração de madeira.

Balingup, WA

Seção 2: Dwellingup até Balingup

Siga para o sul de Dwellingup para a Lane Poole Reserve, que protege a densa floresta de eucalipto jarrah e o longo e sinuoso Murray River. Serpenteie pela margem direita do rio, passando por piscinas naturais, bosques cerrados de melaleucas e eucaliptos rosa. Atravesse a ponte de madeira Long Gully Bridge e siga em direção à estrada Harvey-Quindanning, um conhecido ponto de partida para caminhadas de um dia ou de pernoite. Depois siga em direção ao sul atravessando florestas de eucalipto jarrah, marri e wandoo, até chegar a um cenário perfeito para piquenique no Harris River Dam. Deste ponto, a trilha cruza a curiosa vila mineradora de Collie e a barragem Glen Mervyn antes de descer para o pequeno assentamento de Mumballup. Encare uma subida inclinada pelos campos até o Noggerup Conservation Park, onde temos a mais espetacular floresta virgem de eucalipto jarrah do Oeste da Austrália. É uma descida panorâmica pelo santuário verde e sombrio de Balingup Brook. Chegue a Balingup, localizado no Blackwood Valley, cercado por florestas, rios, colinas, vinhedos e pomares exuberantes. Escolha entre as inúmeras opções de acomodações do vale ou continue até o acampamento de Blackwood, no alto da cidade.

Pemberton, WA

Seção 3: Balingup a Pemberton

Ao sul de Balingup, a trilha sobe pelo Golden Valley Tree Park, onde é possível encontrar mais de cinco mil árvores de todas as partes do mundo. Caminhe pela margem do Blackwood Valley, para contemplar vistas panorâmicas da colcha de retalhos verde da floresta e do campo. Você verá suas primeiras árvores de eucalipto karri em Karri Gully, logo ao norte da Brockman Highway, entre Bridgetown e Nannup. Cruze a estrada e passeie pelas florestas de eucalipto jarrah e marri no nível do mar, antes de chegar ao ponto que marca a metade da trilha – a antiga cidade de moinhos de Donnelly River Village. Siga pelas margens do tranquilo Donnelly River antes de desviar para o leste em direção a cachoeiras e flores silvestres do Beedelup National Park. Contorne a represa Big Brook Dam a caminho de Pemberton, localizada dentro da majestosa floresta de eucaliptos karri. Você pode até escalar um desses arranha-céus, como a árvore de Gloucester com 61 metros de altura, usando grampos de metal.

Walpole, WA

Seção 4: Pemberton a Walpole

Aprecie essa região onde solo e vegetação mudam rapidamente no caminho para Northcliffe. Aqui a floresta de eucalipto karri abre caminho para dunas de areia, melaleucas e vegetação rasteira. Explore o Northcliffe Forest Park, onde plantas trepadeiras abrem caminho por baixo de uma profusão de cores no final da primavera. Passe a noite em Northcliffe, antes de seguir o Gardner River até a sua nascente, no Lake Maringup. A trilha percorre o intocado D'Entrecasteaux National Park, que entre julho e novembro pode ficar alagado até a altura do joelho. Cruze o Shannon River até o Dog Pool e monte sua barraca ao abrigo da copa de eucaliptos karri. Nessa região, você experimentará algumas mudanças repentinas de cenário, a beleza exótica e robusta das Woolbales Hills, nas planícies de Pingerup Plains; em seguida, teremos a selvagem Mandalay Beach, onde a trilha toca pela primeira vez a costa sul. Passe pelos formidáveis rochedos de granito de Long Point e Point Nuyt e cruze a Nuyts Wildernes. Em Mount Clare, os gigantescos eucaliptos vermelhos da espécie Eucalyptus jacksonii (tingle) sinalizam o começo da sua descida para Walpole. Este idílico vilarejo fica bem na enseada de Nornalup Inlet, onde o mar encontra os eucaliptos karri.

Albany, WA

Seção 5: Walpole até Albany

Siga o Frankland River e a enseada Nornalup Inlet desde Hilltop, depois acompanhe a trilha atravessando as gigantescas florestas de eucalipto karri e tingle até o Valley of the Giants. Aqui a Tree Top Walk coloca você no mesmo nível dos passarinhos, 40 metros acima do chão da floresta. Olhe para baixo e aviste um bosque de antigos eucaliptos tingle, conhecido como o Antigo Império. Passeie por charnecas, bosques de árvores baixas e eucaliptos de flor vermelha. Em seguida, retorne à costa exposta aos ventos da Conspicuous Beach. Suba o Conspicuous Cliff e desfrute de suas vistas revigorantes e do ar salgado de Rame Head. Passe por charnecas e cangurus pastando na Gap Beach, sabiamente batizada de Peaceful Bay (Baía Tranquila). Passeie pelas maravilhas da vida selvagem na Reserva Natural Quarram a caminho da gruta rochosa e protegida de Boat Harbour. Cruze a enseada Parry Inlet e caminhe por extensas praias de areia branca no Parque Nacional William Bay. Suba a Monkey Rock e o Mt Hallowell para as mais incríveis vistas da costa e do interior. Pare em Denmark ou próximo à enseada Wilson, onde você pode praticar windsurfe, pesca e esqui aquático em uma das maiores enseadas da costa sul. Depois, siga a Península Nullaki até Lowlands e percorra pelas praias a paisagem escarpada do Parque Nacional West Cape Howe, siga até a praia no Cosy Corner e cruze os rochedos acidentados ao longo da Ilha de Muttonbird. Você avistará Albany – o destino mais ao sul da trilha – do outro lado do Princess Royal Harbour.

A Trilha Bibbulmun de relance

Melhor época para caminhar:
No outono (de março a maio) e na primavera (setembro a novembro).

Cidades grandes mais próximas:
Perth e Albany

Saiba mais:
Para se preparar para esta caminhada, visite Western Australian Department of Environment and Conservation.